quinta-feira, junho 29, 2006

Notas da P1 e vista de prova

As notas da P1 estão disponíveis nos links aí ao lado. A média foi 4,56 de 8,0 possíveis. A vista de prova será nesta sexta-feira, a partir de 10:15 aproximadamente e por ordem alfabética - vou dar matéria normalmente na primeira metade da aula.

PS: o link ao lado agora já inclui a revisão de notas.

terça-feira, junho 27, 2006

Ondas: simulações on-line



Ondas 1D: para brincar com a simulação de uma corda 1D.
Ondas 2D: aqui uma simulação de uma onda bidimensional, como num tanque de ondas.
Ondas 3D: simulação de ondas tridimensionais, como as ondas de pressão do som. Esta é bem bacana, dá até para girar tridimensionalmente com o mouse.

Este website tem animações de vários tipos de onda. Dá para ver exemplos como as ondas de pressão do som, ondas d'água (vemos que cada elemento de fluido realiza um movimento elíptico) e outros tipos de onda.

segunda-feira, junho 26, 2006

Dados do pêndulo amortecido

Hoje tivemos dois laboratórios - o prazo para entrega dos relatórios correspondentes é sexta-feira da semana que vem, dia 7 de julho. Os dados do pêndulo amortecido estão aqui. A primeira coluna é o tempo em segundos e a segunda o ângulo correspondente em radianos.

Respondendo a uma pergunta nos comentários deste post: não é necessário saber o comprimento do pêndulo e sua massa para analisar os dados. A fórmula que consta na folha de manipulação não é a ideal, pois se refere a um oscilador amortecido. Vejam aqui a equação de movimento de um pêndulo amortecido.

terça-feira, junho 13, 2006

Ressonância: pontes e simulação



Em 1940, a ponte de Tacoma Narrows foi destruída por ventos relativamente fracos - os engenheiros responsáveis não analisaram apropriadamente como a força do vento poderia entrar em ressonância com os modos naturais de vibração da ponte. Veja aqui um vídeo da ponte oscilando logo antes de desabar, e aqui algumas fotos do desastre.

O problema da ressonância também apareceu em 2000 na ponte "Millennium Bridge" em Londres. Ela teve que ser fechada ao público e obras foram feitas para mudar suas frequências de ressonância. Veja neste site detalhes sobre o problema (seção "Challenge"), causado quando as pessoas sem perceber sincronizavam seus passos com o movimento oscilatório, aumentando a amplitude da oscilação.

Esta simulação de um oscilador harmônico forçado permite que você ajuste a frequência da força externa e explore o comportamento do sistema variando os parâmetros.

Pêndulos e combinação de MHS


Vejam uma simulação mostrando a relação entre movimento circular uniforme e MHS.

Brincando com pêndulos: um laboratório virtual com vários tipos de pêndulos, e aqui uma página com a discussão de um sistema bem mais complicado, e que pode exibir o que chamamos de movimento caótico: um pêndulo duplo.

este outro applet permite que você combine o movimento de dois osciladores perperdiculares, formando várias figuras de Lissajous (ver HRK, seção 15-7).

segunda-feira, junho 12, 2006

Professores substitutos

Caros alunos, não poderei dar aula na próxima semana (de 19 a 23/06), pois estarei numa conferência. Dois colegas me substituirão durante essa semana. Na segunda 19 vocês farão laboratório com o prof. Lubián, na quarta 21/06 terão aula com o prof. Daniel Jonathan e na sexta 23/06 com o prof. Lubián novamente. Estarei de volta na segunda-feira, dia 26/06.

As notas da P1 ainda não saíram. Paciência, na minha volta darei vista de prova.

domingo, junho 11, 2006

Osciladores harmônicos




Na aula passada a gente viu o movimento harmônico simples, feito por exemplo por uma partícula presa a uma mola.

Aqui vocês podem experimentar um sistema massa-mola virtual, sem atrito.
Aqui para um Applet de oscilador harmônico com atrito (que a gente vai ver mais adiante no curso, inclusive numa sessão de laboratório). Este outro é bem completo, na página tem um pouco da teoria também.

segunda-feira, junho 05, 2006

Ciclos termodinâmicos




Hoje vimos o ciclo de Otto na sala de aula - mais detalhes neste link.

O ciclo de Stirling tem rendimento quase igual a de um ciclo de Carnot. Tem sido feita muita pesquisa sobre esse tipo de motor térmico, vejam por exemplo os links da página da Wikipédia e esta matéria da New Scientist.

Vejam aqui um projeto experimental de um motor de Stirling fácil de construir.

sábado, junho 03, 2006

Notas

Oi gente, as notas do mini-teste 2 já estão disponíveis aí ao lado.

Nesta segunda-feira, 5/6 estarei disponível para tirar dúvidas na minha sala (A2-10 do andar P1 da física) das 13-14h.